Categoria:

Sítios Arqueológicos e sua importância

Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. Esses vestígios são considerados materiais arqueológicos desde que possuam características que identifiquem o passado histórico de uma determinada sociedade.

Um Sítio Arqueológico só é confirmado após a visita de um Arqueólogo autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Após serem devidamente identificados, os vestígios são recolhidos, limpos, analisados e catalogados. Sendo que o IPHAN designará a instituição responsável pelo recebimento do material a ser preservado.  No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região.

Os donos das propriedades que suspeitarem terem encontrados vestígios arqueológicos deverão informar ao IPHAN sobre tal achado. Caso tais vestígios sejam identificados na área de influência das obras da BR-381/MG, os proprietários poderão contatar ainda a Gestora Ambiental para obter mais informações sobre os procedimentos a serem adotados.