Categoria:

Sítio Arqueológico Pedra Pintada

Localizado no Distrito de Cocais, município de Barão de Cocais, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada está a cerca de 90km de Belo Horizonte, no início do Lote 7. Considerado um dos sítios arqueológicos de maior destaque no Estado de Minas Gerais, o local se destaca pela localização geográfica e pela quantidade de pinturas rupestres, cerca de 122, com datação estimada em 7 mil anos.

De acordo com informações divulgadas pela administração do local, as pinturas rupestres são resultado de sucessivas sobreposições de inscrições feitas por povos em épocas e estilos diferentes. Representam manifestações de rituais mágicos relacionados a natureza e caça. Muitas das formas inspiram os visitantes a usarem a imaginação, tentando compreender símbolos e atividades que ocorriam no local.

O Sítio Arqueológico localiza-se entre a sede de Barão de Cocais e a Rodovia BR-381, o acesso pela rodovia é através do trevo de Barão de Cocais. O percurso até o Sítio Arqueológico tem início ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, pode ser feito de carro até a sede do Sítio Pedra Pintada. Para ter acesso às pinturas rupestres é necessário agendamento prévio e o pagamento de uma pequena taxa.