Categoria:

Museu da Cidade de Governador Valadares

Fundado em 30 de janeiro de 1983, o Museu da Cidade de Governador Valadares guarda objetos e faz relembrar fatos que contam e representam a história desde os tempos em que a cidade era conhecida como Figueira do Rio Doce.

Logo na entrada do museu, grandes painéis e fotos mostram como a cidade evoluiu, sua transformação de distrito de Peçanha até sua emancipação como Governador Valadares. As peças mais antigas são as Igaçabas, uma espécie de urnas funerárias usadas pelos índios das etnias Krenak e Aimorés.

Ainda é possível encontrar no acervo ferramentas e equipamentos de variadas áreas como, comunicação, saúde, além de toca-discos e instrumentos musicais da época. O museu ainda conta com milhares de moedas, entre elas algumas do século XIV.

O museu retrata também o ciclo econômico da cidade, destacando a exploração da Mica, importante mineral usado para isolante térmico na época. É possível encontrar também móveis antigos e objetos como bicicletas e até um carro de boi feito de madeira e ferro.

O acervo do Museu da Cidade de Governador Valadares foi totalmente doado pelos pioneiros da cidade e ainda recebe objetos de famílias que queiram contribuir com a história da região.

O museu está localizado na rua Prudente de Morais, 711 – Centro, e é aberto ao público de segunda à sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Escolas e excursões devem fazer agendamento prévio pelo telefone (33) 3271-8560 ou pelo e-mail: museudacidadegv2@hotmail.com