Categoria:

Mercado Municipal de Gov. Valadares

Considerado o maior centro comercial popular do leste mineiro, o Mercado Municipal de Governador Valadares é um dos locais de maior movimento e tradição da cidade. Inaugurado na década de 40, foi totalmente reestruturado em 2007, resultando uma área coberta de 9.500 metros quadrados. Atualmente, o Mercado é gerido por uma associação de cerca de 180 lojistas e conta com funcionários na área de segurança, serviços gerais e administrativos. O local ainda possui estacionamento pago e essa renda é revertida para cobrir as despesas gerais.

A Gestão Ambiental visitou o Mercado Municipal e conversou com a atual presidenta da associação, conhecida como “Baiana”. Hoje são comercializados vários tipos de produtos: laticínios, verduras e legumes, temperos, cereais, carnes diversas, pães, bolos, artigos de vestuário, acessórios, entre outros. O local é marcado pela variedade e muitos produtos são encontrados exclusivamente no Mercado Municipal. Para facilitar a vida dos visitantes, os ambientes são divididos em “becos ou corredores”, ou seja, Beco dos Restaurantes, Beco das Verduras, Beco do Açougue, Beco dos Frangos e assim por diante.

Cartão Postal de GV

Além de fortalecer toda a economia e o comércio da cidade e do seu entorno, o Mercado Municipal é considerado um cartão postal da cidade de Governador Valadares. Juntamente com o Pico da Ibituruna, o local atrai turistas de vários lugares do Brasil. De acordo com Baiana, o mercado atrai muitas pessoas, entre visitantes e moradores da cidade. O maior fluxo de pessoa acontece aos domingos, por conta da feira livre  e da Praça de Alimentação que possui restaurantes famosos por sua comida caseira de boa qualidade.

“Muitas pessoas de Governador Valadares e de outras cidades, deixam de ir para o Shopping e vem ao Mercado Municipal. Nossa feira e nossos restaurantes são muito frequentados principalmente aos finais de semana”, concluiu Baiana.

Serviço

Rua Israel Pinheiro, 3384, Centro, Gov. Valadares – Lote 1

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado: 06h40 às 19h

Domingos: 7h às 14h

Feira de Produtos Orgânicos: Sexta-feira

Feira Livre: Domingo