Categoria:

Matriz Nossa Senhora de Nazaré

Considerada o berço do Vale do Aço, a cidade de Antônio Dias guarda importantes marcos da história da região. A equipe da Gestão Ambiental visitou no dia 15/02/17 a Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré, construída pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira por volta do século XVII.

Segundo dados da diocese de Itabira, a capela construída naquela época era composta apenas pela parte onde atualmente está o altar-mor, as tribunas, os corredores laterais, a sacristia e o teto com a pintura artística. Anos depois, foi ampliada por Coronel Fabriciano Felisberto de Brito que faleceu e foi enterrado juntamente com Antônio Dias de Oliveira na própria capela.

Em Antônio Dias, o “Santo preto”, São Benedito, é venerado com fervor pela população. Existe até uma festa em sua homenagem, a Festa de São Benedito. Essa festa é realizada todo ano no dia 1º de janeiro e é considerada uma das mais tradicionais da região, atraíndo entre três e cinco mil pessoas de várias localidades brasileiras. É um marco da presença do negro na cultura local.

Hoje em dia a Paróquia é administrada pelo Padre José Cláudio de Oliveira, que procura manter as tradições da paróquia tanto nos seus projetos com a comunidade quanto na realização das reformas e restaurações estruturais da Matriz. “A intenção principal é resgatar a história da paróquia, devolvendo as características principais de quando a capela foi construída”, destacou o Pároco.

O acesso à Matriz Nossa Senhora da Piedade é feito pela BR-381/MG no trevo de Antônio Dias, seguindo por 5,5km até o centro da cidade. As principais missas são realizadas aos domingos às 8h e 19h e são transmitidas ao vivo pela Rádio Integração FM 98,7Mhz.

Mais informações:

http://www.paroquiadenazare.com/index.php

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano

Rua Padre José Irias, nº250, Centro, Antônio Dias – MG

Tel: 31 3843-1134

E-mail: paroquia_nazare@yahoo.com.br