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Início das obras de pavimentação no Lote 7

A Empresa Construtora Brasil (ECB), responsável pelas obras de modernização e ampliação da capacidade do Lote 7 da BR-381/MG, referente ao trecho de São Gonçalo do Rio Abaixo a Caeté, iniciou no final de setembro de 2016 as atividades de pavimentação das novas pistas. No total, serão duplicados 37,5 quilômetros, além da modernização da antiga pista.

 Até o momento, foram concluídos 3 km de sub-base, que é a primeira camada de material granular compactado, sobreposta diretamente ao chão compactado.  A previsão é de que 4,5 km de pista recebam essa sub-base até o final de 2016.

As pistas antigas da BR-381/MG foram pavimentadas com o popular asfalto. Entretanto, a pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, as novas pistas serão pavimentadas com concreto, pois trata-se de um material mais resistente. Segundo engenheiros da construtora, a previsão é de que esse novo pavimento dure cerca de 20 anos. Conheça um pouco mais sobre a pavimentação de concreto e seus benefícios:

Para serem instaladas, as vias de concreto são cercadas de cuidados e estudos técnicos. O projeto desse tipo de pavimentação busca melhor desempenho estrutural de forma que as vias pavimentadas com concreto sejam mais duradouras e necessitem menos de manutenção, pois não sofre deformação plástica, trilhas de rodas ou buracos.

Sendo assim, esse tipo de pavimentação não requer frequentes operações tapa-buracos e recapeamentos. Ações essas que provocam congestionamento e acentuam a emissão de CO2 pelos veículos parados. Sem falar nos danos evitados aos veículos que trafegam por rodovias esburacadas.

Além disso, a coloração clara do concreto oferece maior visibilidade da pista, diminui a necessidade de iluminação pública e reduz o fenômeno da aquaplanagem (deslizamento do veículo causado pela lâmina de água entre o pneu e o pavimento).

Portanto, como a pavimentação em concreto diminui o retrabalho e necessita de menos manutenção se comparada com o asfalto, ela vem conquistando a preferência para os espaços devotados à rodovias federais.

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Fonte: Movimento Nova381