Categoria:

Energia renovável

Energia renovável é aquela proveniente de matérias-primas naturalmente reabastecidas, como por exemplo, o sol, o vento e as marés. O desenvolvimento das tecnologias que visam aproveitar tal energia vem crescendo cada vez mais. Atualmente, o Brasil é um dos países que mais utiliza recursos renováveis em sua matriz energética. Entenda um pouco dessas fontes:

  • Biomassa: utiliza a queima de matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais, etc).
  • Biogás: é obtido por meio da decomposição biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio (desejos de animais, lixo, etc).
  • Energia solar: utiliza painéis para solares para converter os raios de sol em energia elétrica. Constitui uma alternativa para lugares aonde a rede elétrica não chega e para locais com abundante incidência de sol.
  • Energia eólica: é a energia gerada através da força do vento captado por aerogeradores. Essa opção é indicada para regiões com ventos mais intensos e regulares como o nordeste.
  • Etanol: é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar. Trata-se de uma fonte menos poluente que a gasolina e pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos e geradores.
  • Energia hidráulica: é a energia produzida embarragens construídas em cursos de água. Essa água faz girar as turbinas que produzem energia elétrica. É a principal fonte de energia elétrica do Brasil.

fonte de energia no brasil

Fonte: Ministério das Minas e Energia-MME, 2014.