Categoria:

DNIT realiza reciclagem do antigo asfalto da BR-381/MG

Retirada do antigo pavimento em trechos do Lote 7

Com objetivo de mitigar os impactos ambientais causados pelo descarte de material em áreas de bota-fora, o DNIT, através do Consórcio BRASIL/MOTA/ENGESUR, responsável pelas obras no Lote 7, iniciou a reciclagem do antigo asfalto da BR-381.

A reciclagem asfáltica consiste na reutilização total dos materiais existentes em pavimentos danificados, sem que haja a necessidade de importar novos agregados. Uma das grandes vantagens é justamente reaproveitar 100% do material e ainda poder reforça-lo com agentes estabilizadores tal como o cimento.

Os trabalhos de reutilização e reciclagem foram iniciados após os desvios de tráfego para as novas pistas em concreto. No primeiro processo de reciclagem é feita a trituração do asfalto para uso como sub-base, durante a compactação da terraplanagem. Em um segundo momento outra parte do material é utilizada em uma mistura com o cimento na aplicação do composto betuminoso, revestimento base aplicado anterior à pavimentação em concreto.

Vale lembrar que assim como as pistas novas, o traçado atual a ser duplicado, nos Lotes 3.1 e 7 da rodovia, também será finalizado com pavimento em concreto. Veja mais sobre a pavimentação em concreto clicando aqui.

Processo de trituração do antigo pavimento