Categoria:

Demolição da antiga ponte sobre o Rio Piracicaba

No último sábado, 16/09, foi realizada a implosão (demolição feita com explosivos) da antiga ponte sobre o Rio Piracicaba. Essa foi uma das atividades das obras de modernização e ampliação da capacidade da BR-381/MG, no Lote 3.1 (município de Antônio Dias).

O desmonte da edificação desativada foi necessário para a construção de duas novas pontes, que contarão com pistas duplicadas e ligarão o túnel Piracicaba (Lote 3.2, já finalizado) à rodovia. Cada uma das novas pontes terá aproximadamente 215m de extensão.

Para demolir a antiga ponte foram necessários aproximadamente 20kg de explosivos, fazendo com que a estrutura se rompesse em poucos segundos. Buscando reduzir ao máximo o impacto ao meio ambiente, foi construída uma estrutura de proteção com chapas de aço, protegendo o leito do curso d’água de resíduos da ponte demolida.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT informa que atividades desse tipo ocorrem em cumprimento às normas de segurança. Por esse motivo, o tráfego de veículos próximo ao desmonte (raio de 1km) foi paralisado e liberado imediatamente após a conclusão do procedimento.