Categoria:

Cachoeiras da Jacuba (Jaguaraçu)

Uma reserva florestal em pleno município de Jaguaraçu (lote 2) com cachoeiras, piscinas naturais para adultos e crianças e toda uma estrutura para receber os apaixonados pela natureza. Dos 1385 hectares, 94 são destinados à visitação do público e lazer, que conta com restaurante, trilhas chalés para acomodações de hóspedes, bar e restaurante, além de pequenas mesas e churrasqueiras para mais conforto dos visitantes.

O nome Jacuba vem de um prato a base de farinha e rapadura muito utilizado pelos tropeiros durante os séculos XVIII e XIX. Os tropeiros utilizavam as águas filtradas da cachoeira no preparo desse prato. Atualmente a água das cachoeiras abastecem a cidade de Jaguaraçu.

Preocupados com a degradação do meio ambiente, causada principalmente pelo ciclo do gado, os proprietários da Cachoeiras da Jacuba decidiram transformar sua terra em uma Área de Preservação Ambiental – APA. O processo de regularização da APA foi árduo, mas compensou. Na região vivem mais de 70 espécies de pássaros raros catalogados pelo Instituto Estadual de Floresta – IEF, além de centenas de animais selvagens e uma flora riquíssima.