Categoria:

Área de Proteção Ambiental Jaguaraçu

Criada em 1998 por reinvindicação da comunidade, a Área de Proteção Ambiental (APA) Jaguaraçu tem o objetivo principal de proteger os mananciais de abastecimento público do município. A APA está localizada na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce, o que se apresenta como uma área situada ao redor de uma unidade de conservação, com o objetivo de filtrar os impactos negativos ocorridos próximos à unidade. São desenvolvidas dentro da APA atividades de fiscalização, combate ao fogo, educação ambiental, treinamentos e ainda a utilização dos seus recursos naturais por instituições de ensino.

A Cidade: Jaguaraçu

Atualmente, dado às suas belezas naturais e ao clima de montanha, a cidade de Jaguaraçu tem principal potencial no turismo ecológico. Seu clima impulsiona pousadas e passeis turísticos nas zonas rurais. A APA possui atrativos turísticos como o Pico do Timbira, Pousada Vai e Vem e a Cachoeira do Jacuba (local já visitado pela Gestão Ambiental anteriormente).

Tradicionalmente na cidade de Jaguaraçu é realizada a Festa do Rosário, onde são reunidos vários romeiros da região homenageando a Nossa Senhora do Rosário, e também a famosa Cavalgada de Jaguaraçu, que reúne produtores e fazendeiros da região em concursos de marcha e também muitos turistas em busca de descanso nas pousadas e das tradicionais apresentações musicais.

Quando for ao Vale do Aço, não deixe de visitar

A APA Jaguaraçu ocupa uma área de 7.819,75 hectares e 45,46km de perímetro, localizada na cidade de Jaguaraçu, com pequenas regiões em Timóteo e Marliéria. O acesso é realizado pela BR-381/MG até o trevo de Jaguaraçu e após pela MG-320 até a cidade. A partir daí seguir por 3km sentido Marliéria e entrar no trevo que dá acesso à Pousada Vai e Vem e Cachoeiras do Jacuba.

Fontes: Equipe da Gestão Ambiental
NUNES, Elmo. 2008. Plano de Gestão e Manejo: APA Jaguaraçu. Universalis Consultoria